saúde e orçamento de estado 2012 (2)

A proposta de orçamento para a saúde não traz surpresas especiais, em termos de ideias chave. As cinco ideias chave que destaco:

1 – Contenção de despesa do Serviço Nacional de Saúde, que será verdadeiramente notável se alcançado. Sobre a capacidade de o fazer sem criar (ou aumentar, na verdade) dívidas a fornecedores está a grande dúvida.

2 – Os objectivos de monitorização. Volta a ser reafirmado, e no seguimento do Memorando de Entendimento, que se pretende um maior acompanhamento das instituições.

3 – Registo de saúde electrónico. É uma velha aspiração, pois há vários anos (mais do que uma década) que se fala da sua importância para um correcto trajecto do próprio doente dentro do sistema de saúde. Envolvendo sistemas informáticos e protecção de dados tem todos os ingredientes para se tornar um monstro de despesa e um buraco negro de concretização.

4 – Informação mensal aos cidadãos. A responsabilidade de prestar contas à Sociedade é um velho princípio sempre anunciado e raramente cumprido. A ver vamos.

5 – Nada é dito sobre a organização e a avaliação da gestão e desempenho dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

(post gémeo com o blog momentos económicos)

One response

  1. Efectivamente nada de novo ou pelo menos bem esclarecedor e com clareza das zonas obscuras da saude do ” saúdes”
    Relativamente aos teus 2 primeiros pontos ca estaremos para ver. Mas como nao há dinheiro…muito se pode concretizar.foi sempre assim na coisa publica.
    Quanto ao RSE…faca-se alguma coisa mas nao se atire dinheiro para cima dos problemas ou se criem mais comissões e invencoes de ilusões.
    A maquina trituradora que foi montada e se autoalimenta monstruosamente, vai entrar na zona cinzenta do ” tudo esta cada vez pior”.Oxalá me engane mas com o corte da total compensation dos quadros superiores competentes vai haver menos capacidade para actuar a serio e com consistencia.

    Fvroxo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s