Transparência

O melhor caminho para garantir a sustentabilidade do serviço nacional de saúde passa por apostar tudo na transparência. Para tal é urgente garantir a qualidade técnica dos sistemas de informação assegurando a sua coerência interna e fiabilidade.link

Um sistema de informação sólido e eficaz que garanta elevados níveis de transparência e de fácil escrutínio será, seguramente, a melhor medida reformista que poderá ser tomada no âmbito do sistema de saúde.

Desse modo será possível compreender com maior racionalidade e rigor as contas da saúde e o que elas de facto representam no esforço nacional. Um exemplo da penumbra que tem caracterizado a informação disponível foi-nos dado, recentemente. pelas declarações discrepantes proferidas por alguns dirigentes políticos relativamente à evolução da despesa pública em saúde, em Portugal, entre 2004, 2006 e 2010.

Seguindo esse caminho estaremos em melhores condições para compreender com maior clareza a relação entre custo, preço e resultados nomeadamente sobre qual a relação entre encargos públicos e acesso a cuidados e a prestações de saúde.

One response

  1. Como chegar à transparência? Como acelerar o ritmo? Proposta: pegar num conjunto de pessoas com provas dadas e constituir uma equipa de consultores que ajudem as administrações dos hospitaios mais “atrasados” a iniciarem / acelerarem o repensar dos processos, dos métodos de trabalho e na adopção de soluções informáticas. Isto num quadro de “mercado” dos SI. Também serve uma ACSS forte, com uma estratégia clara de mudança, que, centralmente, lidere a mudança nos hospitais. Eu prefiro a primeira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s